Extintores Bairro Campina do Siqueira
TELEFONE: (41) 3292-6009
E-MAIL: vendas@extincamp.com.br
WHATSAPP: (41) 98527-5224
EXTINTORES NOVOS, RECARGAS, PLACAS FOTOLUMINESCENTES, MANGUEIRAS HIDRANTE.
O melhor do Campina do Siqueira em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços, opinião dos moradores e muito mais!
Pertencente à subprefeitura de Santa Felicidade, o bairro Campina do Siqueira é um bairro de Curitiba, amplamente conhecido pelo seu teor residencial e por ser um pólo automotivo, com muitas concessionárias e serviços relacionados ao setor.
É situado próximo a dois pontos importantes da cidade: o Parque Barigui e o Park Shopping Barigui (ambos localizados no Mossunguê, bairro vizinho).
Algumas de suas principais vias são Avenida Vicente Machado e a Rua General Mário Tourinho.
Dados gerais
De acordo com documento do Instituo de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o Campina do Siqueira apresenta 1,70km² de extensão, o que representa 0,39% da área total de Curitiba, que é de 436,67m².
Possui cerca de 7.400 habitantes, 3.100 domicílios e sua economia é gerida, principalmente, pelo setor de comércio (40,90%).
A média de idade dos moradores do local é de 36 anos, o que indica o perfil mais tranquilo dos habitantes do bairro, composto, na sua maioria, por famílias e casais.
Para completar, comporta 166,22mil m² de áreas verdes, o que representa 9,82% de todo o espaço ocupado pelo bairro e 0,16% do total dos espaços ecológicos de Curitiba.
O Campina do Siqueira faz divisa com os bairros Batel, Bigorrilho, Mossunguê, Santo Inácio e Seminário.
História
A história do bairro Campina do Siqueira é relativamente simples.
Ela passa pela figura de Antônio Sebastião Siqueira, um imigrante português que chegou à região no início do século XIX.
Até então, o local era conhecido apenas como “Campina” devido aos aspectos geográficos do espaço, repleto de belas planícies cobertas por uma vegetação rasteira.
Porém, com a chegada do colono português, proprietário de grandes extensões de terra no local, o território foi dividido em pequenos sítios, vendidos a várias famílias, o que deu origem oficialmente ao bairro.
Atualmente, apesar de ser considerado um bairro pequeno, é um dos favoritos quando o assunto é residências.
Bem como antigamente, ainda apresenta muitas áreas verdes e sossego, o que atrai muitas famílias e casais em busca de tranquilidade e um local com muitos serviços e opções de lazer.
Transporte
O bairro Campina do Siqueira apresenta fácil acesso para quem transporte público ou transportes particulares.
Conta com um terminal na região (Terminal Campina do Siqueira) e, por isso, é alimentado por diferentes linhas de ônibus que ligam-se facilmente com bairros chave da capital paranaense.
As linhas de ônibus que saem e param no Terminal do Campina do Siqueira são:
LINHAS INTERBAIRROS
– 020 – INTERBAIRROS II (HORÁRIO)
– 021 – INTERBAIRROS II (ANTI-HORÁRIO)
– 027 – C.RASO/C.DO SIQUEIRA
LINHAS DIRETAS
– 022 – INTER 2 (HORÁRIO)
– 023 – INTER 2 (ANTI-HORÁRIO)
– 024 – C.RASO/CAMP.SIQUEIRA
– 304 – PINHAIS/C.COMPRIDO
LINHAS EXPRESSAS
– 303 – CENTENÁRIO/C.COMPRIDO
LINHAS TRONCAIS
– 801 – CAMP.SIQUEIRA/BATEL
LINHAS ALIMENTADORAS
– 811 – SATURNO
– 812 – MONTANA
– 814 – MOSSUNGUÊ
– 815 – TUIUTI/BARIGUI
– 816 – C.SIQUEIRA/STA.FELICIDADE
LINHAS MADRUGUEIRAS
– 802 – MAD.CAMPO COPRIDO (parada fora)
– 809 – MAD.CAMPO COMPRIDO (parada fora)
Cultura e lazer
O bairro Campina do Siqueira, em si, não apresenta grandes pontos de referência quando o assunto é cultura e lazer.
Até porque seu alto teor residencial e comercial não o impulsiona tanto para essa direção.
Além do Terminal Campina do Siqueira, a região apresenta uma praça, a Frederico Ozanan.
Todavia, a região é próxima a dois pontos muito visitados e conhecidos da capital paranaense, que são o Parque Barigui e o Park Shopping Barigui, localizados no Mossunguê, bairro vizinho.
O Parque Barigui, inaugurado em 1972, é um dos parques mais emblemáticos e famosos de Curitiba.
Possui área de 1.400.000m², flora diversificada e acesso gratuito.
É alvo de moradores de toda a capital e serve tanto para atividades de lazer como para exercícios físicos e confraternizações.
Próximo a ele, encontra-se o Park Shopping Barigui, um dos shoppings mais modernos da cidade, com lojas de grife, ampla praça de alimentação e cinema.
Juntos, os pontos entretêm quem mora nas redondezas, incluindo os moradores do Campina do Siqueira.
Gastronomia e vida noturna
Na área de gastronomia, o bairro apresenta uma verdadeira “salada” de opções.
Hamburguerias e pizzarias se destacam no circuito, porém, é possível encontrar facilmente churrascarias, como a KF Grill, restaurantes mexicanos (Mexicano Restaurante e Bar) e japoneses (Japa Sushi Food – Bigorrilho), bares, cafés, entre outros.
No quesito vida noturna, não há muitas opções no bairro, exceto por alguns barzinhos para comer, beber e papear com a família ou amigos.
O que se encaixa mais com o público mais velho e familiar que habita o bairro.
Entretanto, há alternativas nos bairros vizinhos, que não apresentam grandes distâncias.
O bairro Batel, por exemplo, conhecido pela vida noturna ativa, é uma das localidades que faz divisa com o Campina do Siqueira.
Educação e saúde
Quando o assunto é saúde, o bairro Campina do Siqueira não apresenta muitas locais de atendimento.
Contudo, os bairros vizinhos, como o Bigorrilho e o Batel, apresentam muitas alternativas, como hospitais, centros de saúde e ambulatórios.
Alguns, inclusive, ficam a menos de 1km de distância. Ou seja, ainda apresentam praticidade.
Dentre as principais opções, estão o Hospital Evangélico de Curitiba (Bigorrilho), a CLIAM – Clínica de Atenção a Mulher (Bigorrilho), o Hospital IPO (Bigorrilho), entre outros.
Na parte de educação, o carro chefe do bairro são as instituições de ensino infantil, como as escolas Santo Anjo e Pré.
Porém, há localidades próximas com outras opções de escolas, tanto tradicionais (ensino médio, por exemplo), como a Escola Municipal Ali Bark (Seminário), como alternativas, feito a Barigui Tennis (escola de tênis), o Espaço Ciranda (escola de música) e a Amalgama Movimento de Dança (escola de dança – Bigorrilho).
Comércio e serviços
Por abrigar um número razoável de residência e habitantes, o bairro Campina do Siqueira possui uma economia muito ativa por meio, principalmente, da indústria (10,53%), do comércio (44,90%) e do setor de serviços (44,01%).
São diversos pontos essenciais para o dia a dia, como mercados e postos de combustíveis, por exemplo, espalhados por toda a extensão do bairro.
O Campina do Siqueira, em suma, é ideal para quem procura uma área residencial tranquila, mas que ainda esteja próxima de diferentes serviços e vantagens.
Porém, seu perfil se encaixa mais para famílias e casais que buscam sossego e trajetos próximos.
Extintores Campina do Siqueira